Notícias

Grupo de Mulheres de Porto Alegre visita Fábrica Lenindustrial

No dia 10 de fevereiro, 16 mulheres das comunidades de Vila Malanza e Ponta Baleia, em São Tomé e Príncipe, deslocaram-se a Santo Amaro para visitar a empresa Lenindustrial, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Multidimensional do Grupo de Mulheres de Porto Alegre.

Este Plano de capacitação, dinamizado pela ONGD Leigos para o Desenvolvimento, envolve várias atividades de valorização e promoção do papel da mulher nas comunidades e no país.

Neste âmbito, estas mulheres decidiram organizar esta visita após a presença de Maria da Conceição numa das reuniões do grupo, tendo sido motivadas pelo seu testemunho inspirador. São, como é mais conhecida, é gestora administrativa da Lenindustrial e tem a responsabilidade de gerir os processos de produção de cerca de 30 homens no seu dia a dia profissional.

Segundo Silei, representante do Grupo de Mulheres no Grupo Comunitário de Porto Alegre, o grupo pode ver de perto que “não são só os homens que têm capacidade de trabalhar numa fábrica”, tendo ficado orgulhosa por “ver uma mulher a comandar uma fábrica tão grande”. Também São mostrou o seu orgulho por ter recebido a visita deste grupo no seu local de trabalho, sendo que na sua opinião este interesse é um exemplo de que as mulheres são-tomenses estão cada vez com mais curiosidade em obter conhecimento e alargar a sua visão.

Após pouco mais de 1 ano da formação do Grupo de Mulheres, esta atividade demonstra o seu dinamismo. A execução do Plano de Desenvolvimento prosseguirá com novas atividades, nomeadamente workshops (sabão, culinária, costura, etc) e pequenos estágios em empreendimentos turísticos locais.

Silei também espera que o grupo não fique por aqui, que continue a visitar e a aprender mais, para também capacitarem a sua comunidade.

Visita Grupo Mulheres STP Fabrica Lenindustrial