Notícias

Leigos para o Desenvolvimento juntos à Comunidade Portuguesa residente em Benguela

Nos passados dias 10 a 12 de Fevereiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, deslocou-se a Angola com o objetivo de preparar a visita do primeiro-ministro António Costa e deste modo reforçar as relações políticas, económicas e culturais existentes entre os dois países. Durante esta viagem oficial, o Ministro dos Negócios Estrangeiros para além de visitar a cidade de Luanda, visitou também a Província de Benguela, entre outras.

No âmbito desta viagem, os Leigos para o Desenvolvimento foram convidados a participar no encontro com a Comunidade Portuguesa residente em Benguela, que se realizou na Mediateca desta cidade, no passado dia 11 de fevereiro. Neste encontro estiveram também presentes o Governador Provincial, o Cônsul Geral de Benguela, o Embaixador Português em Angola, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e, em grande número, portugueses provenientes de vários sectores, como o sector empresarial, da educação, das forças armadas, da cooperação, entre outros. Foi um momento importante, onde a comunidade portuguesa pôde partilhar as suas inquietações e dúvidas, mas também obter alguns esclarecimentos.

Visita MNE a Benguela

Apesar da realidade da maioria dos portugueses residentes em Benguela não se assemelhar à realidade vivida pelos voluntários da Organização Leigos para o Desenvolvimento, foi importante a participação neste evento, também pela oportunidade de estarmos lado-a-lado com a comunidade portuguesa e nos mostrarmos solidários para com as dificuldades que enfrentam. Também é por eles que trabalhamos, pois no final, “o desenvolvimento é o envolvimento de todos”.

Terminada a audiência, o Governador Provincial ofereceu um jantar no qual marcaram presença alguns representantes e onde mais uma vez se puderam estreitar estas relações.