Notícias

Formação em Empreendedorismo para os Técnicos de Extensão Rural do SDAE

Durante o dia 23 de Junho, 12 técnicos de Extensão Rural do SDAE receberam a primeira de duas formações para se tornarem agentes de sensibilização para a atitude empreendedora junto dos pequenos produtores agrícolas locais.

A primeira formação teve várias temáticas consideradas importantes para a transmissão de práticas Empreendedoras junto do Agricultor local:

(1) Empreendedorismo – O que significa ser Empreendedor na Agricultura?

(2) Desenvolvimento Rural – Associativismo e Cooperativismo nos dias de hoje

(3) Processamento e melhoramento de produtos locais após a sua Colheita.

Formação Empreendedorismo

Os conteúdos foram transmitidos por docentes da UCM e pela irmã Aila através de linguagem simples e acessível, com metodologias e dinâmicas para aplicar nas visitas que os técnicos fazem no terreno aos produtores locais. Na última sessão os técnicos tiveram a possibilidade de pôr a mão na massa e produzir alguns produtos a partir de milho, soja e mandioca produzidos localmente com o objectivo de aumentar o potencial nutritivo da alimentação sob a orientação da Irmã Aila e das Mamãs com quem colabora.

Aprendizagem da produção de produtos de milho, soja e mandioca

Esta acção está inserida no projecto de “Empreendedorismo Juvenil e Universitário” da UCM-FAGRI com o apoio dos Leigos para o Desenvolvimento e financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua e pelo BCI.

(1) SDAE – Serviço Distrital de Actividades Ecónomicas
(2) Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Agricultura de Cuamba
(3) BCI – Banco Comercial e de Investimentos