Notícias

O Bairro da Graça mexe!

O Grupo Comunitário do Bairro da Graça (GCBG) tem levado a cabo várias atividades que muito têm contribuído para o seu crescimento e o crescimento da comunidade. Entre elas destacam-se as campanhas de sensibilização, tentando assim contribuir com mais um passo para a redução de alguns dos problemas identificados nas suas reuniões.

1. Campanhas de sensibilização
Nos últimos meses os subgrupos de saneamento básico e de saúde comunitária têm saído à rua com uma missão muito específica: sensibilizar a população para problemas como o depósito, recolha e tratamento dos resíduos sólidos; a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissíveis; e o uso de drogas e outras dependências. Abril, maio e junho foram os meses em que se percorreram as ruas, campos e praças do bairro, se levou as sensibilizações às igrejas e também a todas as suas 9 escolas.
Todo este trabalho só é possível através do emprenho e espírito de comunidade e interajuda de todos aqueles que, fazendo parte de uma das entidades presentes no bairro, voluntariamente se disponibilizam e se entregam em prol deste desenvolvimento que querem ver e sentir no seu dia-a-dia.
A receita é vencedora: juntar os Grupos de Teatro pertencentes ao Grupo Comunitário com o Centro de Saúde, o Centro Materno-Infantil, as Igrejas e as Escolas… e deixar tudo acontecer. O resultado é surpreendente e, a avaliar pelos sorrisos de todos os “espectadores”, o balanço muito positivo!

Sensibilizações Gravidez e DST

2. Troca de experiências entre Grupos Comunitários
Realizou-se nos passados dias 21 e 24 de junho duas sessões de troca de experiências entre o GCBG e 8 Núcleos Comunitários vindos dos municípios do Lobito e Bocoio e apoiados pela ONG italiana CIES – Centro Informazione e Educazione allo Sviluppo. A primeira sessão teve lugar no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, entidade pertencente ao GCBG e que gentilmente cedeu as suas instalações para a realização da mesma, tendo a segunda sessão lugar na centro de artes e ofícios do Kawango, um bairro próximo do bairro da Graça onde se estão a dar os primeiros passos para a criação de um grupo comunitário, podendo assim esta comunidade beneficiar da experiência dos grupos já existentes. Ambas as sessões foram muito enriquecedoras e produtivas, com o envolvimento de todos os grupos, contribuindo assim para a aprendizagem e ensinamento de experiências e atividades desenvolvidas.

3. Divulgação do estudo sobre o acesso à justiça e registo civil
Em colaboração com o MOSAIKO – Instituto para a Cidadania, realizou-se no passado dia 26 de junho no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget uma sessão de apresentação do estudo levado a cabo pela MOSAIKO, sobre o acesso à justiça e o registo civil em Angola. No final de 2016 o MOSAIKO esteve na bairro da Graça a realizar alguns inquéritos sobre estas matérias, apresentando agora as conclusões do estudo efetuado não só à comunidade do bairro, como também a diversas entidades da província de Benguela.

Formação sobre o acesso à justiça e registo civil

4. Eleição da nova equipa de coordenação do GCBG
Pela primeira vez na vida do GCBG foram realizadas as eleições para uma nova equipa de coordenação do GCBG, realizadas no passado dia 8 de junho. A equipa cessante e que acompanhou o GCBG desde o seu início, passa agora o testemunho a novos membros que irão seguir caminho e contribuir para o crescimento deste grupo que é uma referência no bairro. A nova coordenação tomou posse no passado dia 29 de junho e é composta pelas seguintes entidades: Centro de Saúde da Graça, Espaço Criança, Aldeia de Crianças SOS, LARDEF, Colectivo de Artes Twatiuka e Associação Elavoko Lyumala.

reunião Grupo Comunitário Graça