Notícias

Cerimónia de encerramento da 1ª fase do Projecto Othukumana

Ao longo dos últimos dois anos o trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Othukumana (Juntos) centrou-se no reforço das competências pedagógicas e do trabalho em rede dos agentes educativos do ensino pré-escolar da Diocese de Lichinga, no reforço da sustentabilidade das Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN) através do fortalecimento do seu modelo de gestão e na elaboração de um modelo pedagógico da educação de infância da Diocese de Lichinga.

A primeira fase do projecto chegou agora ao fim e para assinalar a ocasião, no passado dia 30 de Junho, decorreu nas instalações do ESAM de Cuamba, uma cerimónia de entrega de certificados aos monitores e supervisores das escolinhas e jardins-de-infância que frequentaram as várias formações pedagógicas.

Encerramento 1 Fase Juntos

O programa do dia contou com a presença de diversos convidados e a apresentação de vários temas, entre os quais: perspetivas futuras da educação pré-escolar em Moçambique, importância da criança no contexto social, ponto de situação das Escolinhas Comunitárias do Niassa e o seu futuro, rede diocesana de educação e sua importância, importância e papel dos pais na educação das crianças. O painel de oradores foi composto por pessoas da Diocese, área da educação, ação social e ainda das ECN.

Na opinião dos presentes os temas abordados são de grande interesse e importância, razão pela qual foram alvo de intenso debate e no fim apenas se lamentou o tempo limitado. Ao longo do dia houve também tempo para momentos de animação protagonizados pelas monitoras das ECN, para confraternização durante o almoço e ainda para o tão famoso e aguardado corte do bolo.

Num ambiente descontraído e que contou com a presença de cerca de 50 pessoas, destacamos e agradecemos a presença da Diocese de Lichinga, da Direção Provincial do Género, Criança e Acção Social, Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Administração de Cuamba, Direção Distrital do Género, Criança e Acção Social, Direção Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia e a Direção Distrital da Saúde.

Relembramos que o Projecto Othukumana (Juntos) nasceu de uma parceria entre a Diocese de Lichinga, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento, a ONGD Fundação Fé e Cooperação, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS-SAM, Toyota – Moçambique, Rotary International, Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano e Direção Provincial e Género, Criança e Acção Social.