Notícias

GAIVA em ebulição

Os workshops e as palestras que o GAIVA tem promovido têm também contribuído muito para dar gás ao projeto. Ainda no mês de maio realizaram-se workshops sobre a experiência do GAIVA em Angola para diversas instituições privadas e estatais como Centros de Emprego e de Formação, Universidades e Associações e para diversos públicos-alvo desde Diretores a Professores e jovens membros das referidas associações.

Estes workshops tiveram por base a apresentação do “Roteiro para a criação de percursos promotores de empregabilidade juvenil em Angola” que surgiu da avaliação realizada por uma consultora externa ao GAIVA. Com estas sessões pretendeu-se dar a conhecer o GAIVA e partilhar boas práticas ao nível da promoção do empreendedorismo e da empregabilidade.

Contando, na equipa, com um estagiário do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, aluno finalista do curso de Psicologia, o GAIVA tem proporcionado ao longo destes meses palestras muito enriquecedoras como “A importância do papel do psicólogo educacional, “A definição de projetos pessoais de vida” e “Competências, desenvolvimento e educação”, bem como o seminário de orientação vocacional/ profissional.

As palestras de histórias de vida incríveis continuam a tocar corações e a fazer sonhar mais alto. A adesão tem sido forte, sendo notório o empenho desta comunidade em alcançar o que mais desejam.

Palestra de historias de vida incriveis

O GAIVA teve também tempo de antena no programa “Serão” da rádio Morena em debate com os jornalistas e com o Diretor das Aldeias SOS de Benguela com o tema “A importância do apoio psicossocial em contexto comunitário”. Foi um privilégio!

De destacar ainda o workshop de técnicas de procura de emprego. Houve também uma adesão significativa, tendo em conta as enormes dificuldades sentidas a este nível. Os participantes avaliaram positivamente os conteúdos abordados e partilharam alguns comentários como por exemplo: “Um Homem formado vale por mil. Foi uma experiência (muito) ótima; ganhei realmente novas técnicas e visões que me ajudarão”; “Muito obrigada pela oportunidade que me foi dada; gostei bastante da formação porque adquiri novos conhecimentos e novas experiências”.

Workshop de tecnicas de procura de emprego

Quanto ao desenvolvimento de competências de empreendedorismo, realçamos a realização da 2ª edição do workshop de empreendedorismo. Foi, mais uma vez, um sucesso como espelham os comentários dos participantes, tais como: “Quanto ao projeto, espero que continuem assim a expandir o conhecimento na comunidade. O saber não ocupa lugar! Assim evolui a ciência. Pude perceber as bases técnicas de negócios e vendas”; “Foi bom estar neste centro da Graça para mais uma formação de empreendedorismo que me irá ajudar na minha vida pessoal porque agora já sei como abrir a minha pequena empresa. Obrigado”; “O formador escolhido, Anastácio, é totalmente capacitado e deve ser solicitado para mais. Espero que a próxima edição seja ainda este ano”. Ainda neste âmbito e para incentivar à participação do concurso de ideias de empreendedorismo, cuja final se realizou no dia 28 de julho, foi dinamizada, com o apoio do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, a palestra “Uma dose de empreendedorismo, por favor”, também bastante concorrida.

Estas são apenas algumas das atividades que têm contribuído para um GAIVA em ebulição. Prometemos tentar continuar a todo o gás!