Notícias

Campanha de crowdfunding Ponto a Ponto produz os primeiros resultados

A campanha de crowdfunding Ponto a Ponto, promovida pelos Leigos para o Desenvolvimento com o objetivo de apoiar o início de um negócio social de costura nas comunidades da roça de Porto Alegre, no sul da ilha de São Tomé e Príncipe, começa a dar os seus frutos, com o início das atividades do grupo. Este grupo conta, para já, com 3 elementos, 2 do sexo masculino e 1 feminino, todos habitantes na comunidade de Vila Malanza.

Apesar de já terem alguns conhecimentos prévios de costura,  os elementos do grupo demonstram um grande entusiasmo e vontade de aprender novos conteúdos e melhorar as suas competências, bem como reconhecem o potencial que o trabalho em grupo pode trazer para a dinamização de um negócio de costura.

Grupo Costura Vila Malanza

Graças ao apoio da campanha Ponto a Ponto, é possível ter máquinas de costura dedicadas para o grupo e materiais para o grupo iniciar as suas atividades.

O início das atividades foi marcado pela execução de pequenas peças, como bolsas ou carteiras, sendo seguido de algumas sessões de formação, de modo a melhorarem as suas competências e aprenderem a executar novas peças.

Esta formação está a ser dada pela formadora Marisa Assunção, que já tem um historial de trabalho com os Leigos para o Desenvolvimento, pois reside e trabalha no Bairro da Boa Morte, na cidade capital de São Tomé, onde os LD também têm uma missão.

Nesta formação o novo grupo já aprendeu a executar vários modelos de vestido e melhoraram a execução de malas e bolsas.

Paralelamente, começam-se a organizar preçários, responsabilidades entre elementos e mesmo a sinalética de publicidade ao ponto de venda do grupo. Todos os elementos estão conscientes da necessidade de garantir a sustentabilidade do negócio, mas também do potencial turístico que a zona sul de São Tomé tem e que lhes poderá garantir muitos clientes, pelo que todos estão confiantes com o sucesso desta iniciativa.