Notícias

Porto Alegre representado no 1º Congresso Nacional da Mulher Santomense

O Grupo de Mulheres de Porto Alegre “Trabá só cá dá tê” esteve presente no 1º Congresso Nacional da Mulher Santomense, através da participação de 4 representantes do grupo. Ina, Milú, Sevê e Siley assistiram aos trabalhos do congresso como convidadas da Câmara Distrital de Cauê, fazendo parte de um grupo de 6 mulheres convidadas de Porto Alegre.

Realizado nos dias 19 e 20 de setembro, o objetivo do congresso era promover o papel da mulher na sociedade santomense e alertar para as questões da igualdade de género e direitos das mulheres, tantas vezes violados no território de São Tomé e Príncipe, e contou com intervenções de representantes da sociedade civil e política do país, bem como painéis sobre temas tão diversos como "A mulher e o desafio da equidade", "Afirmação da mulher santomense pelo mundo” ou “A mulher e o meio ambiente”, para citar alguns exemplos.

Congresso Nacional Mulher Santomense

As representantes do Grupo Trabá só cá dá tê ficaram muito agradecidas pela oportunidade que lhes foi concedida e muito felizes por terem assistido a interessantes palestras.

Congresso Nacional Mulher Santomense Participantes

Sente-se que este grupo começa a recolher os frutos do seu trabalho e também o reconhecimento por parte de outras entidades do seu papel na promoção da mulher também na zona sul do distrito e do país pois, citando o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, na sua intervenção no congresso, “na medida em que a mulher se liberta e prospera é a própria sociedade que liberta e prospera”.