Notícias

Espaço Criança: o ano terminou a pular, escorregar e voar!

Foi com toda a pompa e circunstância que as crianças que ao longo do último ano frequentaram o Espaço Criança (EC), um centro de ocupação de tempos livres no Bairro da Graça em Benguela, encerraram o ano! O passado dia 23 de novembro foi um dia que certamente ficará na memória destas crianças. Este foi um dia diferente: o dia de ir ao Parque Infantil da Catumbela.

Desde que tomaram conhecimento da atividade que as crianças e as suas famílias aguardavam este dia. Afinal de contas, para muitas destas crianças é rara a oportunidade de sair do Bairro da Graça, já para não falar que muitos nunca tinham ido a um Parque Infantil.

O dia começou bem cedinho com cada mamã a preparar a melhor roupa que tinham em casa… tudo para conseguir ter o filho mais arranjadinho da viagem. A concentração foi em frente ao Espaço Criança e, depois de explicadas todas as regras da viagem, as cerca de 30 crianças foram de táxi (aqui também vulgarmente conhecido como “Hiace” ou “Candongueiro”) até à Catumbela, numa viagem que dura cerca de 20 a 30m.

Chegados ao Catumbela Drive Thru quase nem deu tempo para ver todas as crianças a tirar o calçado e começar a pular, escorregar e voar por aquele Parque Infantil. Uns no trampolim com o Kavipa e o Augusto (monitores do EC). Outros, mais à direita, nos baloiços com o Chiquito (Coordenador Pedagógico do EC). À nossa frente a Rita e o Gonçalo (voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento) fotografam as crianças que estão a descer pelo escorrega. Lá mais ao fundo duas crianças a aprender a andar de Baloicé com o Jesus (monitor do EC) e à nossa esquerda a Teresa (monitora do EC) faz desenhos dentro de uma casinha com as crianças. Tudo com a banda sonora de gargalhadas e sorrisos de crianças maravilhadas pelo dia que estavam a ter!

Encerramento Ano Espaco Crianca 2017 1

A meio da manhã, as crianças descansaram um pouquinho e os meninos que andam no Teatro do Espaço Criança apresentaram uma pequena peça que prepararam com o Kavipa. Ver aqueles pequenotes a representar como gente grande foi, sem dúvida, um dos momentos altos da manhã. Terminada a atuação, tempo de bater palmas e logo, logo se formou uma rodinha onde todos começaram a dançar, a cantar e a jogar alguns jogos infantis.

Encerramento Ano Espaco Crianca 2017 2

Ao fim da manhã, foi hora do lanche e os meninos correram para as mesinhas onde a equipa do Catumbela Drive Thru tinha deixado à espera das crianças um cachorro e um sumo bem fresquinho!

Encerramento Ano Espaco Crianca 2017 3

E foi já de barriguinha cheia que as crianças do Espaço Criança voltaram para casa, com mil histórias para contar e um dia incrível para mais tarde recordar.