Notícias

Grupo de Mulheres de Porto Alegre recebe Associação de Vista Alegre

Eram 7 horas da manhã do dia 16 de Dezembro e o grupo de Mulheres de Porto Alegre Trabá só cá dá tê(¹) reunia-se alegremente ao redor dos tachos e temperos coloridos. Finalmente, tinha chegado o dia tão ansiado e preparado há meses.

Peixe, caranguejo, guizado de carne com feijão, tudo cozinhado com sabor e entusiasmo para bem receber a Associação de Mulheres de Vista Alegre(²) e, deste modo, retribuir o modo como foram acolhidas aquando da sua visita à roça de Vista Alegre.

O programa do dia incluiu a partilha de experiências, em que as mulheres de Porto Alegre mostraram orgulhosamente às suas congéneres do norte da ilha, os produtos a que se têm dedicado, e que as levou a criarem os seus próprios negócios, nomeadamente a produção de sabão artesanal, o fabrico de bolos pintados e a confeção de peças em costura.

Estes negócios são o resultado de várias formações frequentada por estas mulheres no âmbito do Plano de Desenvolvimento Multidimensional (PDM) definido para este grupo, composto por 19 elementos e que é acompanhado pelos Leigos para o Desenvolvimento.

Houve também a oportunidade de apresentar em vídeo as demais atividades desenvolvidas pelo grupo ao longo do ano de 2017, destacando-se as aprendizagens profissionais e estágios, a visita a empresas geridas por mulheres santomenses, a participação em congressos e a organização de palestras e exposições sobre os direitos das mulheres e o seu papel na sociedade.

Para terminar o dia ainda com mais disposição e alegria, o grupo de Bulaué Unidade de Ponta Baleia(³) cantou e encantou os presentes, a própria comunidade local juntou-se ao convívio, e assim as mulheres de Vista Alegre puderam conhecer de perto a cultura e as tradições de Porto Alegre.

Visita da Associacao da Vista Alegre 2

Na despedida, os rostos das mulheres sorriam de felicidade pelos momentos passados, ficando a promessa de repetir o intercâmbio e, deste modo, fomentar a partilha de experiências para que estas associações possam continuar a crescer e a consolidar-se, promovendo o papel da mulher na sociedade e, consequentemente, o desenvolvimento das comunidades locais.

Visita da Associacao da Vista Alegre 1

Missão São Tomé e Príncipe - Porto Alegre, 2018

(1) “Só quem trabalha tem”, em forro santomense.
(2) Associação surgida no âmbito de um projecto de desenvolvimento sociocomunitário, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé, sendo um exemplo de empreendedorismo feminino e de promoção do papel da mulher.
(3) Grupo cultural, localizado em Ponta Baleia, dependência da antiga roça de Porto Alegre. que promove e valoriza a tradição de São Tomé e, em particular, a cultura angolar através da música e da dança.