Notícias

“Não podemos sentar e esperar que as oportunidades nos encontrem"

Antes da Palestra Histórias de Vida Incríveis começar, já um grupo de jovens esperava à porta da sala 2 do Centro Juvenil da Graça. Entre eles, Cesário Higino, partilhava as suas expectativas: “Com esta palestra espero receber forças para superar na vida. Espero saber sobre a vida do palestrante e conseguir lidar com os obstáculos que vou encontrando. Em alguns momentos, no Grupo Comunitário da Graça, o Professor já foi partilhando algumas coisas mas talvez este seja o momento mais específico para falar mais sobre ele”.

O GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa) não quis perder a oportunidade de convidar para palestrante das Histórias de Vida Incríveis o Professor Rogério Roque Amaro, professor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, presente em Benguela, no âmbito de outro projeto dos Leigos para o Desenvolvimento, o Grupo Comunitário da Graça.

Estas Palestras Motivacionais são uma das atividades mais populares entres os membros do GAIVA. Mensalmente, um palestrante convidado conta um pouco da sua história, de como alcançou sucesso, deixando alguns conselhos a uma plateia jovem, com muitos sonhos por cumprir.

Esperança Taborda, coordenadora do GAIVA, afirma “Acho que esta palestra pode trazer uma grande onda de motivação para os membros do GAIVA. Ainda mais sendo a primeira palestra do ano de 2018, é como se o ano fosse ainda uma tela em branco para pintar e é bom começar logo com uma pessoa assim, que tem tanto para contar!”.

Durante toda a palestra, sob o olhar atento dos 25 jovens que estavam a assistir, o Professor Roque Amaro explicou as motivações que o levaram a escolher a vida que leva e relatou como foi ultrapassando as dificuldades. Desde o início que, pelo clima de emoção que se ia sentindo na sala, era notório que muitos dos jovens se identificavam com vários aspetos daquilo que o Professor ia contando acerca da sua vida.

Historias Vida Incriveis Prof Roque Amaro
Professor Rogério Roque Amaro na Palestra Histórias de Vida Incríveis

"Foi muito fixe, é uma história que se calhar nem todos têm coragem de contar e guardam só para si. Quando o Professor contou a história houve um momento em que parou, sentiu e muitos se emocionaram com ele” contava a Teresa Jorge, também ela emocionada. Afirmou ainda “Não podemos sentar e esperar que as oportunidades nos encontrem, temos que ir atrás para que as portas se abram”.

No final, todos deixaram o Centro Juvenil da Graça com uma história de onde puderam retirar muitos ensinamentos e com a certeza que nunca a irão esquecer. Cada um regressa às suas vidas com a motivação e a esperança renovada para continuar a lutar pelo seu futuro.

 Missão Benguela, Janeiro 2018