Notícias

Porto Alegre inaugura Casa de Surf

Foi em ambiente de festa, de muita alegria e boas ondas, que no passado dia 10 de fevereiro se inaugurou a nova casa de Surf de Porto Alegre “Kê Surf Bodó Plé”*. Um espaço muito desejado pelos surfistas de Porto Alegre, que participaram ativamente na sua construção.

Inauguracao Casa de Surf PA

Desde novembro, o grupo deixou as pranchas de lado, uniu esforços e recorrendo a materiais adquiridos localmente foi trabalhando na construção do novo espaço dedicado ao surf.

Este novo espaço disponibilizará serviços como aulas para turistas, torneios e intercâmbios com grupos de surf locais e internacionais, formações teóricas e práticas, promovendo o surf como atrativo desportivo e natural do distrito de Caué.

O grupo de surf nasceu em 2013, com o apoio dos Leigos para o Desenvolvimento, após constatar-se o interesse e a prática crescente desta modalidade pelos jovens de Porto Alegre. Com o objetivo principal de reunir os jovens e dinamizar atividades desportivas no sul da ilha, este grupo foi crescendo e autonomizando-se ao longo dos últimos anos, tendo realizado vários eventos a nível local e nacional.

Na inauguração, estiveram presentes o Sr. Embaixador de Portugal em São Tomé, Luís Gaspar da Silva, o vice-presidente da Federação de Surf de São Tomé, Edu Guerra, representantes da Câmara de Caué, vários surfistas de toda a ilha e a comunidade local de Porto Alegre. O evento foi ainda acompanhado pela TVS (Televisão de São Tomé) levando o surf do sul da ilha ainda mais longe.

Quem já se aventurou no mar com uma prancha, conhece bem a expressão: “Esta onda é minha!”, mas na verdade, no dia 10 de fevereiro, e com um set perfeito, os surfistas de Porto Alegre surfaram todos a mesma onda, mergulhados numa festa cheia de alegria e boa disposição. Esta onda perfeita foi o concretizar de um sonho!

Inauguracao Casa de Surf PA 2

A realização desta obra foi possível graças ao apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua - Portugal e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Família - São Tomé e Príncipe.

*Expressão em forro santomense que significa “Casa de surf perto da praia”.