Notícias

Novos Começos, novas Mudanças

No passado dia 25 de Junho começou a 4ª Edição do Epongoloko Lyukãy, um dos momentos mais importantes para o projeto da “Mudança da Mulher” no bairro da Graça em Benguela, Angola.

Este ano o arranque começou antes do primeiro dia da formação com uma preparação das formadoras que o ano passado estavam do outro lado, e quem se queria mudar e aprender.

Sentiu-se algum nervosismo inicial de ambas as partes mas tanto a Ilda, como a Vitória e a Mãe Jovita rapidamente se revelariam capazes de vestirem este papel. Este ano tivemos a oportunidade de ter a ajuda da Paula, de uma das estagiárias do GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Activa, outro projeto com marca LD), aluna de Psicologia no Instituto Piaget.

Neste momento, encontramo-nos no Módulo I, de Desenvolvimento Pessoal, que procura levar as formandas a pensar sobre si e sobre a presença da mulher na sociedade. Segue-se já para a semana o Módulo II – Desenvolvimento Profissional, com workshops sobre crochet, costura, sabão, ponto-cruz, trapilho, entre outros.

Após este módulo, as mamãs irão estagiar no Hotel Praia Morena na cidade de Benguela e numa creche – O Abrigo - para viverem o Módulo IV sobre Desenvolvimento Profissional e Experiências Profissionais.

No final, terão uma semana sobre Elaboração de Negócios e como é que podem começar a pôr em prática o que irão aprender durante estes 3 meses.

O entusiasmo é grande. A vontade de aprender ainda maior. E a mudança está à espreita, não fosse o Epongoloko Lyukãy para isso mesmo e para dar uma nova esperança às mamãs da Graça.

A implementação deste projeto é possível também graças ao apoio da 4ª edição do PACT Fund da Deloitte.

Grupo Formacao Mudanca da Mulher