Notícias

Escola Superior de Educação Paula Frassinetti visita Escolinhas Comunitárias do Niassa para encetar estudo de impacto

A Escola Superior de Educação Paula Frassinetti enviou a Professora Ana Pinheiro ao terreno para visitar as Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), entre os dias 20 e 27 de junho, no âmbito do projeto Othukumana II resultante da parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a diocese de Lichinga, província do Niassa, no âmbito de um financiamento da MIsereor/Kindermissionwerk.

Esta visita teve como principal objetivo a realização de observações e entrevistas no terreno para posterior elaboração de um estudo de impacto sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa.

Representante ESEPF e supervisor ECN

Visita à Escola Primária Comunitária Completa de Muheia

Para tal, foram visitadas diversas das escolinhas comunitárias, observadas as suas dinâmicas, e entrevistados os seus monitores, as comissões de gestão, supervisores e coordenadores.

Igualmente, para enriquecer o estudo, visitaram-se também os órgãos governamentais promotores de educação e ação social e as escolas primárias mais próximas às escolinhas para recolher as opiniões dos agentes locais. Estes, afirmaram taxativamente que “as crianças que vêm das escolinhas estão mais desenvolvidas e interagem mais” e até mesmo que “não têm medo de cantar e até já conhecem algumas letras e sabem contar vários números”.

O estudo de impacto surge no seguimento do previamente referido projeto Othukumana II, fazendo parte de um rol de trabalhos que, entre ouros objetivos, pretendem documentar a experiência das ECN, envolvendo os diversos parceiros, que conta já com mais de 20 anos.

Anteriormente, durante o mês de abril, haviam já decorrido os trabalhos com vista à realização do estudo de caso das ECN realizado por Sofia Söndergaard, estando ainda prevista a realização de um documentário sobre as mesmas.

Reuniao com monitores para estudo impacto

Estudo de Caso com Sofia Söndergaard (abril)