Notícias

Campanha de Vacinação nas Escolinhas assume impacto ímpar

As Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN) promoveram como habitualmente a Campanha Anual de Vacinação nas Escolinhas das zonas de Mitucué, Massamba e Etatara, todas elas no distrito de Cuamba. A campanha que decorreu nos dias 9, 12 e 13 de julho, teve por objetivo fomentar o acesso de cuidados de saúde primários a populações distanciadas dos grandes centros urbanos, vacinar e explicar o processo de vacinação às crianças das escolinhas comunitárias, fornecendo igualmente desparasitantes e suplementos vitamínicos, bem como vacinar adultos das comunidades circundantes às escolinhas.

A campanha foi um sucesso e prova disso foi adesão em massa da população, tendo sido vacinadas cerca de 500 pessoas ao longo dos 3 dias.

Campanha Vacinacao ECN 1

O técnico responsável destacado pelo Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Cuamba (SDSMAS), Alide, congratulou-se com a iniciativa afirmando que “precisamos de agradecer aos Leigos para o Desenvolvimento por promoverem esta iniciativa, pois, de outra forma, muitas destas pessoas não teriam acesso a vacinação, vitaminas e até mesmo educação para a saúde.”

Fátima, técnica do Centro de Saúde da cidade de Cuamba, por entre brincadeiras, jogos e explicações às crianças, reforçou que “estas campanhas são de extrema importância, pois é importante reforçar a imunidade dos grupos. Assim, administramos a vacina do tétano, fornecemos vitamina A e desparasitamos com Albendazol.”

Campanha Vacinacao ECN 2

O supervisor-geral das ECN, Paulino Paissone, que acompanhou todo o processo, refere que este é muito importante para as várias comunidades e “se houvesse mais tempo, mais pessoas apareceriam. Veremos se conseguimos manter a iniciativa no futuro.”

Esta é uma preocupação partilhada pela Coordenação das ECN que trabalha atualmente, em parceria com a Diocese de Lichinga e com a Direção Provincial da Saúde do Niassa, para dar continuidade a este programa em anos vindouros.

A população mostrou-se visivelmente satisfeita, sendo a prova disso a afluência massiva das comunidades.

Esta iniciativa, como outras das anteriores promovidas pelas ECN, decorre no âmbito do projeto Othukumana II, parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a diocese de Lichinga, e financiado pela Misereor/Kindermissionwerk.