Notícias

Brincar e aprender no campo das maravilhas!

Entre os dias 20 e 24 de agosto realizou-se no Bairro da Graça (Benguela, Angola), mais uma edição dos Campos de Férias do Espaço Criança. Durante 5 dias, as crianças que frequentam o Espaço no decorrer do ano letivo e mais algumas crianças do Bairro, tiveram a oportunidade de ocupar a sua pausa letiva de uma maneira bem especial.

Tudo começou com a formação e planificação. Num Acampamento de Formação de Monitores, que decorreu na semana que antecedeu os Campos de Férias, um grupo de cerca de 25 jovens, planificou 5 dias de atividades, para dois acampamentos (um no Bairro da Graça e outro no Bairro do Calomburaco). Cada dia tinha um tema definido e estava dividido em dois grupos (de manhã dos 5 aos 8 anos e à tarde dos 9 aos 12). Os Campos do Calomburaco já são uma réplica dos Campos da Graça, que começaram há mais anos, e os monitores deste novo Bairro, são jovens voluntários que receberam formação dos monitores da Graça, já mais experientes.

Acampamento para Formacao de Monitores do Espaco Crianca

Resultado de uma planificação e formação muito frutífera, durante estes 5 dias as crianças do Espaço Criança, puderam trabalhar os seguintes temas: “O meu bairro” onde se debateram os problemas e as qualidades de cada um dos Bairros; “Primeiros Socorros”, dia em que as crianças aprenderam o que fazer quando se sentem mal ou quando veem algum colega magoado ou doente; “Agressividade”, tema muito importante para trabalhar nas crianças a resolução de conflitos sem o recurso à agressividade; e a “Cultura e a Família”, onde se trabalhou o respeito pelas tradições, pelos mais velhos e pela vida familiar. O teatro, a capoeira, a dança, os jogos de grupo e as dinâmicas de animação coletiva são algumas das práticas através das quais se trabalham estes temas. Na sexta-feira, teve lugar a Festa de Encerramento, onde as crianças puderam mostrar umas às outras tudo o que aprenderam durante o resto do Campo de Férias.

Jogo no Campo de Ferias

As férias destas 150 crianças “cuiaram bué”* e o Espaço Criança vai dando os seus passinhos para tentar ocupar e formar cada vez mais crianças do Bairro da Graça e dos Bairros circundantes. Foram 5 dias de muita animação, onde as crianças confirmaram que também podem aprender a brincar. Um grande bravo para todos os monitores que tornaram possível este campo das maravilhas!

*cuiaram bué – expressão angolana que significa: está a dar muito prazer