Testemunhos

De onde nasce a competência?

670 dias! Nem mais, nem menos. 670 dias de África, 670 dias de crescimento, 670 dias de gratidão. 670 dias passados desde que deixei a minha amada e saudosa pátria portuguesa, mas na companhia de povo e gente que me faz sentir que nunca saí de casa.

Continuar...

Pela janela do GAIVA

O GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa), está situado no CJG (Centro Juvenil da Graça), mesmo à entrada no bairro, local de passagem de muita gente. Aí, onde passo grande parte de muitos dos meus dias há uma janela com vista privilegiada.

Continuar...

Ai, ai, ai, Pia, Pia

As marchas populares são também um grande momento do ano aqui na outra Margem! As pessoas juntam-se no bairro e ensaiam a coreografia, preparam arcos e adereços e todos lutam pelo primeiro prémio!

Continuar...

Regressei a Benguela e senti-me em casa

Quase 20 anos depois regressei a Benguela, à mesma cidade onde fui missionário com os Leigos para o Desenvolvimento (LD), durante 2 anos.

Continuar...

“Queres uma boleia?”

Desde pequenina que me lembro da minha avó dizer que não devia apanhar boleia de ninguém. Na verdade, ela dizia isto com medo do que o entrar no carro com um desconhecido poderia provocar em caminhos europeus. Aqui em S. Tomé, aposto que os avós dizem: “vê se consegues uma boleia”. Isto porque faz com que chegue de forma segura e mais rápida ao destino. Apesar de as frases serem contraditórias, na sua essência são iguais, a questão aqui não é a boleia, mas sim a preocupação e o amor por cada neto.

Continuar...

Estar atento, confiar e esperar

Estou em missão pelos Leigos para o Desenvolvimento, em São Tomé e Príncipe, desde setembro de 2017. Já passaram nove meses e daqui a três já estou de regresso a Portugal. Muitas vezes me perguntam o que mais aprendi em missão, e se ao início a resposta era difícil (normal, ainda pouco tempo tinha passado de missão) agora é clara: Eclesiastes 3, 1 – "Para cada coisa há um tempo e um momento" e é preciso estar atento, confiar e esperar.

Continuar...