Testemunhos

Entre Mar e Tambores

Estar em missão é estar ao serviço, é servir sem estar à espera de ser servido.

Este ano estou a acompanhar o grupo de Surf de Porto Alegre e o grupo de Bulaué de Ponta Baleia – Grupo Unidade.

O Grupo de Surf tem como objetivo estimular a prática desportiva, a divulgação do surf localmente e a atração turística. O que se pretende é consolidar esta dinâmica através de diferentes ações, filmes e documentários, aulas de surf, aperfeiçoamento e aprendizagem de manobras, workshops de como reparar pranchas, entre outras.

Este ano o número de jovens a praticar esta modalidade aumentou e também já conta com algumas raparigas no grupo.

Grupo de Surf

Em relação ao Bulaué, os objetivos são promover a cultura local junto dos turistas e gerar uma fonte adicional de receitas para os membros do grupo. O meu trabalho incide no apoio e na capacitação interna do grupo, mantendo hábitos regulares de encontro e ensaio e que aumente o número de atuações.

Nem sempre é fácil manter o ânimo, há momentos de incertezas e de dúvidas mas sobretudo existe a alegria de partilhar, a coragem de recomeçar, a confiança para continuar.

Grupo Dança Bulaué

Não tenho como expressar a alegria que sinto ao ver estes grupos crescerem e a seguirem o seu caminho. Quando cheguei estes grupos ainda não tinham ritmos de encontros e pouco acreditavam na mudança e nas suas capacidades, mas já havia um trabalho feito antes, por outros Leigos.

É assim que “trabalhamos” uns semeiam, outros regam e há quem colha os frutos. Eu vou regando e começo a colher alguns frutos - estes grupos já têm ritmos de encontros, já acreditam nas suas capacidades e potencialidades, já se valorizam mais. O Bulaué já tem instrumentos e tem feito algumas actuações nos empreendimentos turísticos locais, e o grupo de surf é capaz de organizar atividades, recentemente organizou um torneio de surf em Porto Alegre.

E é no meio deste mar de emoções e ao ritmo dos tambores que vou vivendo esta missão.

Marta Barradas
São Tomé e Príncipe, 2015-2017