Testemunhos

Luz!... Câmara!... Ação!!!

O guião está decorado, todas as falas estão na ponta da língua, a mensagem está desejosa a ser transmitida… cenário montado, público reunido e atores mais que prontos para entrar em cena. Tudo a postos. Vamos então começar!

Esta bem que poderia ser a descrição para a forma como têm sido preenchidos os meus dias de trabalho com o Grupo Comunitário do Bairro da Graça. A ideia é fazer mais com menos e, dentro das possibilidades de cada um que compõe este Grupo, tentar contribuir para a solução de alguns dos problemas identificados e debatidos nas reuniões. Desta vez, saímos novamente à rua para falar sobre a gravidez precoce e DST’s, as dependências na adolescência e juventude, o tratamento dos resíduos sólidos e doenças associadas à má gestão, depósito e recolha do lixo e como podemos todos contribuir para que o bairro da Graça seja um bairro mais limpo e saudável. Percorremos as ruas e igrejas do bairro, entramos nas salas das escolas levando até aos mais novos uma “aula” diferente, fazendo campanhas de sensibilização onde brilhantes atores entram em cena, dando vida aos problemas do quotidiano, passando a mensagem a toda a comunidade por entre gargalhadas e olhos a brilhar. Damos lugar em “palco” ao nosso médico e enfermeiros de serviço, que trazem até à comunidade conselhos úteis, simples e importantes para um “corpo são em mente sã”.

Grupo Comunitario Graca

Dou por mim embrenhada neste emaranhado de tarefas e informações que não domino e que, aos poucos, vou assimilando… tal como vou assimilando tantas outras coisas em paralelo…

Todos os dias agradeço esta enorme graça de poder estar a trabalhar lado a lado com pessoas tão grandes e tão talentosas! Atores brilhantes que não aparecem em capas de revistas nem desfilam nas passadeiras de Hollywood; palestrantes fantásticos que não marcam presença nas grandes conferências mundiais de saúde nem assinam artigos científicos… Pessoas normais, com vidas atarefadas, dias difíceis e com contas para pagar ao final do mês… pessoas que, simultaneamente, se entregam com toda a disponibilidade do mundo para ajudar em mais uma atividade, para servir a sua comunidade e o seu bairro, para dar tudo o que têm e porem a render os seus talentos, a sua arte, a favor de um bem comum! Estes sim são os verdadeiros heróis que não aparecem nos grandes palcos do teatro nem nas grandes telas de cinema, mas que pisam todos os dias o palco da vida desafiante e enfrentam os seus problemas com a força da união e de sorriso no rosto!

Tantas vezes perco as palavras perante tanto empenho e vontade de ir mais além destas pessoas! Rendo-me ao encanto de ver as coisas a acontecer diante dos meus olhos com toda a sua arte e engenho! E aos poucos reparo como, subtilmente, deixo de ser a atriz principal desta história de amor e entrega aos outros, começando cada vez mais a ocupar um papel secundário e deixando brilhar a “prata da casa”!

E tudo isto faz-me ter cada vez mais esperança e acreditar que este projeto, o Grupo Comunitário do Bairro da Graça, vai dando sinais de começar a estar preparado para a sua autonomização total, deixando de contar com o apoio dos LD. Sinto estes momentos, que vivo com todas estas pessoas incríveis, como se de um ensaio geral se tratasse: o trabalho, o empenho, a entrega… tudo em contagem decrescente para que a cortina se abra, as luzes se apaguem e de repente alguém grite “Luz… Câmara… Ação!”.

Sílvia Santos
Benguela 2016-2017