Testemunhos

O momento de fazer a diferença é agora! Diz “SIM”

"O momento de fazer a diferença é agora”. Foi este o mote para o evento solidário LD, realizado na cidade de São Tomé. Este foi repleto de música, tragédia tchiloli, testemunhos, surpresas e sorteios. Contámos com a ajuda incansável de vários patrocinadores, parceiros e amigos para a concretização do mesmo.

Para além de todo o trabalho no terreno junto das comunidades de Boa Morte, Malanza, Porto Alegre e Ponta Baleia, foi com alegria que conseguimos “sair para a cidade” transmitindo tudo o que é a ONGD Leigos para o Desenvolvimento, o nosso trabalho, a nossa forma de estar e ser em São Tomé e no mundo, através de todas as fases deste evento, passando pela logística, divulgação e por fim a realização do evento. 

Sendo Maio, mês de Maria, é também MOMENTO de FAZER diferente dizendo SIM, AGORA!!!

Tantas pessoas com quem me cruzo que dizem SIM, AGORA: os professores que tornam possível o programa de apoio escolar, o centro de recursos educativos (inaugurado no final de Abril, já com muitos alunos assíduos a querer estar naquela pequena sala cheia de mundos novos e desafios, lendo e brincando com os jogos didácticos), como todos os profissionais de várias áreas que continuam a disponibilizar-se para lecionar os módulos de formação para professores, como todos os antigos monitores santomenses que organizaram um campo de férias para jovens da comunidade da Boa Morte e também como aqueles que se disponibilizam a desenvolver um curso de férias para as crianças.

DSC01030 1

Estes “SIM” e muitos outros “SIM” são os que vejo através dos projetos que acompanho na Boa Morte e da minha experiência neste país. E todos os outros!? Aqueles que passam despercebidos, que não vemos, mas que até muitas vezes nos incluem e nos ajudam sem percebermos!? Quantas vezes damos o “SIM”? Quantas vezes vemos e sentimos este “SIM”? Quantas vezes acolhemos este “SIM”!?

Estamos e seguimos juntos neste “SIM” por Amor!

Joana Antunes
São Tomé e Príncipe, 2016-2017