Testemunhos

O início

Por onde começar? Como começar? Como fazer?

É sempre assim o início, grosso modo. São as dúvidas de como fazer, de que passos dar e até que palavras dizer. Pensamos até no que vamos vestir e como nos vamos arranjar. É assim quando preparamos o início de um novo ano escolar, de um trabalho e mesmo o início de uma história de amor.

Até o início deste texto levanta as questões de base daquilo que quero construir.

Mas, como não podia deixar de ser, é de uma história de amor que vos quero falar.

Como qualquer início não é fácil, e o nervosismo é regado com uma boa dose de coragem, entusiasmo e paixão. O coração palpita a ritmos de músicas que somos incapazes de escutar, mas que sabemos dançar abraçados ao par imaginário que sempre nos acompanhou, no sonho de ter nos braços quem mais amamos e sabe de cor os nossos passos. Foi assim quando decidi vir em missão e é assim no início que me encontro ainda hoje. Início de um projecto que fui conhecendo, que fui tocando, sentindo e que me foi apaixonando cada vez mais. As famosas borboletas de paixão que nos costumam atolar o estômago, desta vez não apareceram e foram substituídas por falcões, enormes, poderosos e igualmente belos. Tão grande é a paixão que me alimenta a alma e sacia este amor. E ao fim de um tempo de excitação, de avanços e recuos, sempre necessários e importantes, vejo agora dar os primeiros passos. Iniciamos os encontros, as trocas de olhares e de palavras, a construção de ideias comuns, de objetivos e metas que queremos construir em conjunto. Fazer deste projeto algo que nos deixe feliz, sempre embebido num amor profundo um pelo outro e de atenção àquilo que queremos construir em conjunto.

Iniciámos o Fórum Malanza! Começámos a reunir-nos de forma regular e com participação ativa de toda a comunidade, representada por elementos que desde há muito construem o futuro diário desta gente maravilhosa. Queremos com este Fórum encontrar espaço para discutir e solucionar os problemas da comunidade de Vila Malanza. Uma comunidade que vive por cima de todas as suas carências e necessidades com a certeza que juntos podemos trilhar de mãos dadas este caminho que agora iniciamos de forma muito particular.

Forum Malanza

Como em qualquer relação sonhamos e traçamos objetivos. O sonho é o balão de quem quer voar sempre mais alto, e isso é-nos sempre permitido. Queremos latrinas na comunidade, um centro recreativo, água tratada, um campo desportivo, luz 24 horas, um mercado e até uma praça com internet para todos. Estamos apenas no início, mas sabemos para onde queremos caminhar. E devagar, priorizando o que é fundamental e mais importante, vamos alimentar esta história de concretizações possíveis e reais. Afinal, estamos apenas no início.

O entusiasmo presente no rosto e expresso na vontade de quem semanalmente se junta é contagiante. E se as forças começavam a absorver de forma estranha o cansaço de um ano de missão, este novo início vem, sem dúvida, enxertar um novo ramo de amor neste coração eternamente pronto a amar e a começar uma paixão sempre nova de servir o próximo. Venha mais um início.

Leonel Azevedo
S. Tomé e Príncipe, 2016-2017