Testemunhos

Pertencer à família LD

É quinta-feira, dia de ensaio de coro. 13h30, hora de sair de casa, pois de Malanza a Porto Alegre são 30 minutos de caminho.

“Bom dia! Como?” – cumprimento habitual, que nestes 30m é feito inúmeras vezes.
Cruzo-me com algumas crianças, já acabaram as aulas, estão a caminho de casa.
“Oi, como? Como é teu nome?” – pergunto eu a uma rapariga. “Conhece Zé? Zé desenhava para nós, desenhou minha mãe e eu.” – pergunta uma menina muito repentinamente. E assim começa um tempo de conversa. Um tempo onde é recordada uma amizade, que não me pertence, mas pela maneira como é partilhada, parece que passa a pertencer.

“Mariana!! Oi!!” – grita uma senhora quando me ve ao longe. “Oi, não é Mariana, é Madalena!” – digo eu. “Ahh, disculpa, parece Mariana, muito amiga meu. E Catarina, muito amiga meu também.”. E assim começa um tempo de conversa. Um tempo onde é recordada uma amizade, que não me pertence, mas pela maneira como é partilhada, parece que passa a pertencer.

Chegada a Porto Alegre, é tempo de começar a ensaiar. Senhoras reunidas, folheto escolhido, música maestro. Assim que o cantico de ação de graças começa, alguém diz: “Temos que cantar devagar, Nuno ensinou, disse que tinha que ser bem devagar.” E assim começa um tempo de conversa. Um tempo onde é recordada uma amizade, que não me pertence, mas pela maneira como é partilhada, parece que passa a pertencer.

Em 2011 chegaram a Porto Alegre, em São Tomé e Príncipe, a Mariana, o Zézé, o Nuno e a Catarina. Há um mês e meio chegou a Pia, a Marisa, a Joana e eu (e a Joana, a Constança e o Filipe à missão da Cidade). E durante estes seis anos muitos Leigos chegaram. Chegaram, viveram, criaram comunidade e construiram família, família LD. Muitas são as descobertas destes tempos iniciais de missão, mas a consciência desta pertença a uma nova família, a família LD tem sido muito especial.

Um tempo onde é recordada uma amizade, que não me pertence, mas como faço parte desta família, passo mesmo a pertencer. E que alegria que é!

Festa Batizado Porto Alegre Set 2017

Madalena Perloiro
S. Tomé e Príncipe, 2017-2018