Testemunhos

Ser Missionário LD

O que é isto de ser missionário LD? Ainda em Lisboa, durante a formação diziam-nos que vínhamos para África, para sermos missionários por, pelo menos, um ano. Como o próprio nome indica, vens com uma missão, que tem várias dimensões: os projetos, a vida comunitária, o estar com as pessoas do bairro, como missionários e amigos. Tudo isto faz parte da missão, do ser missionário.

Mas, na verdade, é muito mais do que isto. A verdadeira missão é o espírito de serviço e de amor. O servir a Deus, para assim puderes servir a tua comunidade e todas as pessoas que conheces e com quem vais convivendo durante esta jornada de missionário. Ser missionário LD é desfrutar do sim que dás a Deus, e, neste caso, ao povo são-tomense. É dares o teu testemunho de fé.

E é com grande alegria que desfruto deste sim a Deus em São Tomé, em que todos os dias posso comtemplar a natureza do verde estonteante das paisagens, e acima de tudo, da beleza das suas gentes, que nos acolhem tão bem, e lutam connosco nas missões que o dia-a-dia nos traz.

Nos projetos, a nossa missão é dinamizar o Centro Informático Comunitário (CIC), através de formação profissional nas áreas identificadas pela Equipa de Coordenação do projeto, de aulas de TIC e do apoio escolar para os alunos da Escola Básica da Boa Morte. Tudo isto, para que no fim possamos alcançar a sustentabilidade do CIC e este possa tornar-se uma tão grande mais valia para toda a comunidade do Bairro da Boa Morte.

A foto abaixo que partilho, retrata uma Formação de Guia de Turismo, que aconteceu no CIC, na Boa Morte. Estavam a fazer o teste final, que lhes dá a oportunidade de levar um certificado de aproveitamento para casa. E adivinhem lá? Todos cumpriram com êxito a sua missão, e até houve quem tirasse 20. E o teste era exigente! Estão de parabéns!

Teste Formacao Guia Turismo STP

Filipe Gonçalves
S. Tomé e Príncipe, 2017-2018