Voluntariado Internacional

 

voluntariado missionário

 

Os voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento são:


- cristãos,
- licenciados ou com formação técnico-profissional;
- - têm entre os 21 e os 40 anos;
- têm de ter disponibilidade para uma experiência de serviço e voluntariado por um período mínimo de um ano; 
- vivem o tempo de missão com simplicidade e em espírito de partilha;
- antes de partir devem ter disponibilidade para frequentar a formação LD durante cerca de um ano. 

 

 A associação garante:


- formação e acompanhamento dos voluntários;
- suporte de despesas em Missão;
- acolhimento após o regresso.

 

As áreas de intervenção do voluntariado missionário LD são: 

 

Dinamização e Organização Comunitária

Trabalhamos enraizados nas comunidades locais com vista à mobilização das pessoas e das associações de base local para promoção de desenvolvimento comunitário, da identidade e da coesão social. Procuramos fomentar a capacidade de auto-organização, de trabalho integrado e partilhado, valorizando a cultura, o desporto, o património local e a saúde comunitária. Estimulamos a dinamização de Grupos Comunitários e de grupos de trabalho inter-disciplinares, envolvendo os vários atores locais, inclusive agentes económicos. 

 

Educação e Formação

Promovemos a criação e a qualificação de infra-estruturas de apoio à educação, nomeadamente escolas, bibliotecas, infotecas, centros de formação, espaços de atividades de tempos livres e centros de explicações. Desenvolvemos projetos para os vários níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao universitário, como trabalhamos em contexto de educação formal, não formal e informal. 

 

Empreendedorismo e Empregabilidade

Promovemos projetos com vista ao aumento de rendimentos da população, através da formação na área de empreendedorismo e do acompanhamento à implementação ou requalificação de micro-negócios. Trabalhamos também com empregadores locais com vista a formar recursos humanos com competências ajustadas a perfis profissionais específicos.  

 

Capacitação de Agentes Locais

Desenvolvemos a nossa ação com vista à autonomização dos nossos parceiros, estruturas e agentes locais, investindo na formação de recursos humanos locais e na capacitação contínua, em contexto, nomeadamente ao nível das competências de gestão, coordenação, organização, contabilidade, angariação de fundos, e também ao nível pedagógico. Esta capacitação é transversal a todas as restantes áreas, envolvendo escolas, estruturas de educação não formal, associações, paróquias, postos de sáude, entre outros. 

 

Promoção do Voluntariado

Assumimos o voluntariado como uma "forma de estar na vida" e como uma "escola" de cidadania. Os nossos agentes de desenvolvimento são preferencialmente voluntários, qualificados, com uma dedicação a tempo inteiro e que passam por uma formação específica. Nas missões, os nossos projetos envolvem voluntários locais, que complementam e enriquecem a ação dos restantes recursos humanos. 

 

Pastoral

Colaboramos nas atividades pastorais das estruturas locais da Igreja, nomeadamente, em catequese, grupos de jovens, retiros e grupos pastorais da diocese. 

 

Para mais informações sobre voluntariado enviar um e-mail para geral@leigos.org